Na tradição Monástica o costume de retirar-se para o deserto para escutar Deus, praticado pelos primeiros eremitas e monges, já remonta aos tempos de Moisés, Elias e os demais profetas. Tanto na vida eremítica como na vida cenobítica e vidas mistas, o silêncio é um elemento fundamental para se criar um clima de atenção a Deus.

Somente no silêncio a pessoa penetra nas profundezas de Deus, sua base original. Somente no silêncio ela capta grandes relações, sente a dor, a busca e a alegria do outro. Se nos afastamos, é para enxergarmos mais longe. Para abranger na totalidade do mistério de Deus, o mistério do mundo tão carente de amor e de paz. O mistério dos homens e mulheres, nossos irmãos e irmãs, especialmente os que são excluídos.

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Silêncio Exterior

No fundo, não é mais do que a condição ambiental (exterior) do silêncio interior; este silêncio exterior é necessário, como é também o recolhimento e a solidão, mesmo sabendo que nem sempre é possível e, por outro lado, é insuficiente em si mesmo para o pleno desenvolvimento da vida espiritual.
Silêncio da palavra : Falar pouco com as criaturas e muito com Deus.

Silêncio no trabalho e
movimentos: O barulho, a agitação, a velocidade de movimentos, as correrias, fazem-nos entrar num círculo frenético e vicioso do chamado “ativismo”, onde o ser humano se deixa enrolar pela atividade impedindo a ação de Deus

Silêncio Interior

O silêncio interior é aquele que diz respeito ao nosso mundo interior, íntimo, que pode ser ajudado, só minimamente, pelo silêncio exterior. Acontece muitas vezes que se desencadeia o crescimento do silêncio Interior a partir do exterior, porque o exterior criou um certo ambiente que propiciou a atração da alma para o interior.

Silenciar nosso interior é “desocupar o Palácio da alma” como diz nossa Santa Madre Teresa, de recordações interiores que perturbam a paz, empregando todas as suas forças para entrar no recolhimento ativo.

Este trabalho de silenciar nossas faculdades ‘sensíveis’ é muito necessário para que o homem se encontre nas condições mínimas da verdadeira escuta.